quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jean Piaget

Jean Piaget foi considerado o melhor na área da epistemologia no mundo, sendo também consagrados os seus trabalhos e dedicação como professor, psicólogo e filosofo. Nasceu em Neuchatel na Suíça em 1896, e faleceu em 1980 em Genebra com a idade de 84 anos. Foi aluno na Universidade de Neuchatel no curso de Ciências Sociais, mais tarde passou para a Universidade de Zurique onde começou a efectuar os seus primeiros passos na investigação na área da psicanálise, que veio depois a aperfeiçoar com mais estudos e experiências na área de psicologia do desenvolvimento. Foi casado e teve três filhos que foram a sua principal inspiração e fonte de pesquisa para o estudo e aperfeiçoamento da sua teoria sobre o desenvolvimento intelectual no ser humano. Na área da epistemologia tentou durante quase toda a sua vida, encontrar um processo científico que explicasse a construção do conhecimento humano. Foi nomeado director do Centro de Epistemologia Genética de Genebra, local onde intensificou as suas pesquisas no campo da psicanálise e no estudo dos comportamentos perceptivos, representativos e mnemónicos. Uma das suas principais obras intitula-se “A Epistemologia Genética” onde apresenta a sua teoria do estudo do conhecimento. Esta teoria tornou-se o estudo da sua vida, como também um pilar de muita relevância para a área da Psicologia e mais tarde da Educação. Segundo a sua teoria, Piaget acreditava que o conhecimento do ser humano gerava-se através do contacto, interacção com o seu meio, sendo que o seu desenvolvimento cognitivo, evolução e aquisição de conhecimentos dependeria basicamente da sua interacção com os objectos. Segundo Piaget o desenvolvimento do pensamento e da linguagem da criança acontece através da passagem de quatro períodos: 1º Sensório Motor, (período que vai desde o nascimento até aos dois anos) caracterizado pela aceitação, conquista e evolução da criança pelo meio onde esta inserida. 2º Pré-Operatório, (período que vai dos dois até aos sete anos, apelidado de primeira infância) caracteriza-se pelo desenvolvimento da criança com base no aparecimento da linguagem, que trará mudanças na criança no campo afectivo, social e intelectual, e permitirá o contacto e interacção com outros indivíduos. 3º Operatório Concreto, (período que vai dos sete aos 11 anos, infância normal) caracteriza-se pelo início do processo de aprendizagem sistemática, pela autonomia pessoal e pelas capacidades de relacionamentos e trabalhos de grupo, começa a compreender o volume, massa e comprimentos e objectos concretos do seu dia-a-dia.4º Operatório Formal, (período que começa por volta dos doze anos) caracteriza-se pelo início da capacidade de raciocínio lógico e sistemático, capacidade analise, reflexão e conclusão, criação de uma estabilidade reflexiva e emocional que chega com a aproximação da idade adulta. Piaget acredita também que o desenvolvimento da personalidade se forma entre os oito e os doze anos de idade, no final da infância. Os resultados desta teoria são utilizados actualmente por psicólogos e professores, para explicar e compreender o desenvolvimento cognitivo, os seus estágios, estruturas e aprendizagem.
Bibliografia e webgrafia utilizadas:





- Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora.

- Schaffer, R. (2005). Introdução à Psicologia da Criança. Lisboa: Instituto Piaget.

- Piaget, J. (2002). A Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes. 2º Edição.

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