quinta-feira, 21 de abril de 2011

Importância da Psicologia do Desenvolvimento na Educação


A importância da Psicologia do Desenvolvimento na área da Educação remete-se sobretudo ao facto em que é estudado nessa área da Psicologia, todo o desenvolvimento humano desde o início de uma vida até ao seu fim, todos os aspectos físicos e psicológicos, todos os aspectos cognitivos, sociais, que caracterizam e contribuem para a formação de um ser humano. O ser humano, ao longo de toda a sua vida manifesta mudanças, transformações, evoluções que só após um longo estudo, e de uma “aliança” entre a Psicologia do Desenvolvimento com a vertente Educativa, conseguiu se obter uma melhor compreensão da mente e dos comportamentos humanos, através de teorias bem conseguidas de Piaget, Darwin, etc., tornou-se mais fácil “explicar” os processos de crescimento e desenvolvimento humano. Passando essas teorias para um plano, e relacionando-a lado a lado com a Educação, foi mais acessível obter uma observação mais naturalista e construtiva do ser humano, e de todo o seu processo de conhecimento e aprendizagem ao longo da vida. Após este estímulo, este “investimento” da Psicologia do Desenvolvimento na Educação, foram observados e introduzidos para o meio Educacional não só os jovens (como se verificava nos anos anteriores) mas também adultos, que demonstravam qualidades e que também eles eram capazes de aprender e desenvolver capacidades cognitivas, sociais, comportamentais e intelectuais. Esta seria então a introdução para a sessão de formação cujo tema passaria pela importância da Psicologia do Desenvolvimento na Educação. Esta sessão de formação estaria destinada a todas as pessoas sem excepção, de qualquer idade, actividade, se eram alunos ou professores, porque acho que este tema seria de muita relevância e porque o desenvolvimento em si afecta e influencia quase todas as idades, actividades, classes, etc. A duração de tempo seria de aproximadamente 90 minutos, para que o público não ficasse “saturado”. Utilizaria como recursos um projecto em PowerPoint como complemento a uma comunicação oral, criaria um pequeno debate para dialogo e discussão de algumas dúvidas que entretanto fossem dirigidas pelo público. A metodologia a utilizar seria o método expositivo e interrogativo, sendo que no final da formação o publico seria capaz de compreender os conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento, da Educação, de fazer referências aos estudos de Piaget, Darwin, de estabelecer problemáticas de desenvolvimento, de identificar diferentes características de ciclos de desenvolvimento, de identificar, discutir e tentar solucionar diferentes ideias/problemáticas sobre o desenvolvimento humano e da educação que actualmente vigoram na sociedade. Na bibliografia utilizada estariam os seguintes manuais: Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora, Paiva Campos, B. (1990). Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Jovens. Lisboa: Universidade Aberta e PIAGET, J. O Direito à Educação no Mundo Actual. Para onde vai a educação? Trad. Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

Bibliografia e webgrafia utilizadas:
- Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora.
- Paiva Campos, B. (1990). Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Jovens. Lisboa: Universidade Aberta.
- PIAGET, J. O Direito à Educação no Mundo Atual. Para onde vai a educação? Trad. Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

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