domingo, 7 de abril de 2013

Ética e Educação


            Actualmente, no mundo em que vivemos, está estabelecida uma crise económica, crise esta que não parece terminar num curto prazo, o que faz com que o Homem entre numa fase de depressão constante, numa busca por uma solução, o que o torna num ser egoísta, insensível e desmotivado, em que cada um se tenta demarcar, procurar o melhor para si (e família), e se "orientar" num mundo coberto de problemas.
            Todos estes problemas originam discussões, falta de orientação, insensibilidade, etc., o que resulta numa crise de valores, que faz com que o Homem se equacione com frequência sobre o que é bom e mau, o que é justo e injusto, qual a diferença entre o bem e o mal. São discussões deste tipo que abundam no quotidiano social, emergentes de uma crise económica, e que coloca num campo de batalha, uma luta pela busca de fundamentalismos, de conceitos, definições, de verdades, uma luta de valores e conduta entre a Ética e Moral.
            Começando pela Ética, a origem da palavra deriva do grego ethos, que tinha duas grafias diferentes, éthos que dizia respeito aos hábitos e costumes de um individuo inserido numa sociedade, em que esse sociedade se regia por um determinado modo, com uma conduta, um costume, então cada individuo inserido nesse grupo seria orientado com a mesma filosofia, mesmo modo, mesma conduta. A outra grafia é êthos que se referia ao carácter individual o seu modo de ser individual, a capacidade de medir os actos humanos. Estas duas variações, por vezes podem originar uma pequena confusão sobre os seus significados, entre Ética e Moral. O que será Ética e Moral? Qual o seu objectivo? Apesar de terem definições diferentes ambas as vias levam apenas a um caminho, o da conduta humana, a liberdade e capacidade do Homem para tomar decisões e agir, o livre arbítrio.
            O problema com que agora nos prendemos é, o que é a Ética e qual o seu objectivo. Pois bem, segundo Adolfo Sanchez Vasquez in ÉTICA. Editorial Grijalbo, S. A. México, 1974, 10ª ed., a Ética é “a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”, ou seja a Ética é no fundo uma busca pela definição entre o bem e o mal, a determinação de princípios e normas que “educam” o Homem a comportar-se numa sociedade, que levam o Homem a optar por diferentes condutas, valores, onde aprendemos a diferenciar o bem e o mal.
            No texto dado para análise, conclui-se que os jovens actuais estão a optar por uma “distância psicológica”, tornam-se mais distantes e menos propícios a relacionamentos pessoais e sociais, revelando assim fragilidade na adaptação e aprendizagem dos valores e comportamentos (que anteriormente eram ensinados com rigor nas escolas e nos seios familiares), que levarão à acção de diferentes actos humanos.
            Neste caso particular, os jovens, como seres sociais, como grupos, não obtendo o conteúdo necessário para aprendizagem que são definidos pelas normas da sociedade, não sabem interpretar o verdadeiro significado dos valores morais, da violência, do crime, do bem (estes actos humanos, condutas, são o objecto da Ética, actos voluntários e livres em que possa haver uma escolha “agir ou não agir”), estes valores que deveriam ser ensinados ao Homem pela sociedade, com o intuito de “educar” a viver em sociedade, com normas e regras, obrigações e deveres, em que seremos recompensados ou punidos consoante a nossa conduta humana.
            A Ética designada por vezes como “ciência da moralidade”, tem por objectivo o estudo dos diferentes conceitos, pensamentos lógicos referentes à conduta humana. Quando virada para a educação, a Ética tem como seu principal objectivo, consciencializar um indivíduo com direitos e deveres de maneira a que este possa ser inserido na sociedade. Voltando ao texto analisado, segundo os relatórios, esta consciencialização está a falhar, sendo atribuídas duas recomendações numa tentativa de melhoria, estabelecimento de um novo modelo a ser seguido nas escolas e inserção das questões da Ética tecnológica no currículo.
            Concluindo este assunto, na minha opinião pessoal, defino a Ética como sendo uma procura por um pensamento lógico, um carácter, como algo que se aprende para mais tarde pôr em pratica, que apela à consciência humana, à vontade, à sabedoria, à capacidade de criticar e reflectir por nos próprios, que tem como seu principal objecto as nossas acções, a nossa conduta, o acto humano.

  
            “Fazer o que está certo não é o problema. O problema é saber o que está certo.” (Lyndon Johnson)


  
Referências bibliográficas:
- ÉTICA. Editorial Grijalbo, S. A. México, 1974, 10ª ed.
- BARROS DIAS, J. M. de; Ética e Educação, Lisboa,  Universidade Aberta, 2004.
- ALBERONI, Francesco, Valores, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001.
-ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Quetzal, 2004. Tradução portuguesa de António de Castro Caeiro.
- http://www.filedu.com/


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